domingo, 27 de março de 2011

Os Cavalheiros da Zona Oeste, Capítulo I


            Explode o combustível no motor, rotações, fluidos, mecanismos, softwares, circuitos eletrônicos, reações químicas, atrações físicas, espirituais, mentes criativas... Vai o ônibus pela rodovia.
            O painel marcava 09C, contudo fazia 22ºC no interior do veículo com destino a São Carlos às 21h50min do domingo 13 de março de 2011. O São Paulo manterá a liderança no paulista, o mundo se virava para o Japão com a ameaça de contaminação nuclear após terremoto, tsunami e um vulcão naquela semana. Vai o ônibus em noite iluminada no interior paulista.
            Eram quarenta e quatro passageiros, quarenta e quatro histórias, quarenta e quatro das mentes mais brilhantes do país, quatro cavalheiros da zona oeste.


 Os Cavalheiros da Zona Oeste

            Zona Oeste, a cidade mais bela do país emergente dono do maior bioma da Terra, Zona Oeste capital da medicina, da cultura, do circo e do agronegócio. Zona Oeste das penitenciárias e favelas. Cidade cujas luzes são anfitriãs e vistas ao longe nas rodovias - ou nos céus - feito um Oasis em um deserto de açúcar. Nascem no ano de 1990 quatro meninos para revolucionar a ciência mundial.

 Do perigoso bairro do Ipiranga; um rapaz moreno, de voz forte, soluções infalíveis e nome guerreiro,  Martim. Também no Ipiranga nasce Vinimar, filho do contador.
Não se conhece muito sobre as origens de Guilherme antes dos catorze anos. Possivelmente já morava na antiga Vila Tibério. Contudo muito se conhece sobre a história de Mardem. Em junho de 1991, seus visionários pais e um anjo no papel de sua avó paterna chegam a uma casa sem reboque em uma estrada de terra no Parque Ribeirão, Ribeirão Preto-SP, após quitarem os prejuízos de um Conserto de Tanquinhos com a herança de seu avô materno em cidade próxima. Trabalham de segurança, garçom, vendedores de eletrônicos, de chinelos de pano e de costureira quando mais um anjo se materializa para a família.
Primeiro dia de emprego no hipermercado, o casal a pé pelos trilhos que separam a zona oeste da jovem zona sul. O pai corre para chegar, a mãe vai como pode e um carro para fetito navio no deserto e os leva ao destino. A tempo, novo emprego, reinício da vida. Algum tempo depois o pai é efetivado em uma multinacional. De recomendado por todos os responsáveis a idolatrado por todos os funcionários.

            No ônibus, Mardem recorda sua vida, e foram tantos os ônibus com sua avó. Imagina todo um mundo observando o canavial, compõe, sonha, pergunta-se, ouve músicas em seu celular.

            Aos seis anos, medroso, temia o mundo. Aos dezoito conversava de igual para igual com sem tetos, universitários ou qualquer grupo em qualquer ocasião. Entre estes tempos, amigos, histórias, vitórias, muitas vitórias, caça-tesouros, competições acadêmicas. Interessado por esporte, embora sem muito destaque nesta área, cresceu tendo o acampamento e o teatro como as maiores maravilhas do mundo.
             Em um mundo injusto, em uma vizinhança de sangue, Martim foi a ovelha branca e a ovelha lógica. No mundo real, Vinimar foi esperto, exemplo, criativo e desde novos ele e sua amada se apaixonaram.
          

Imagens: Ribeirao Preto - Ribeirao Preto - Brazil- Zona Sul - Vista do Jardim Iraja por Heitor10, Panoramio / Old West Gardens by NeonLynxie, Deviantart;

Nenhum comentário:

Postar um comentário